Conheça as 10 marcas de automóveis mais valiosas

A Toyota voltou a ser a marca de automóveis mais valiosa, num estudo anualmente realizado nos Estados Unidos e que envolve um painel que chega a atingir os três milhões de consumidores. A marca nipónica, apesar de diversos problemas com recolhas para corrigir defeitos nos seus carros e alguma depreciação do seu valor, obteve o primeiro lugar pela décima vez nos doze anos do estudo realizado pela Kantar Millward Brown.

Apenas seis construtores automóveis integram a lista da BrandZ das 100 Marcas Mais Valiosas do planeta e apenas a Toyota, BMW e Mercedes-Benz se encontram na primeira metade da tabela. Tanto a Toyota como a BMW mantêm os seus lugares cimeiros entre as marcas automóveis, apesar das depreciações que sofreram: os nipónicos por quebras nos lucros devido a problemas cambiais, além de avultados investimentos; os alemães por um abrandar das vendas nos "States" e também por avultados investimentos em pesquisa em tecnologias de futuro.

Positiva foi a consolidação da posição da Mercedes-Benz, após um ano recordista de vendas… e de lucros! Mas a grande estrela foi, claro, a Tesla, que subiu duas posições, graças à sua valorização de 32%. "O caso da Tesla é interessante porque não se trata apenas dos seus carros mas das promessas que deixa para o futuro", explica Peter Walshe, director da Global BrandZ que desenvolveu o estudo. "As únicas marcas que vi terem este tipo de apelo antes de entrarem no mercado de grande volume foram a Apple e o Facebook!".

A Tesla ultrapassou Land Rover e Porsche, apesar de qualquer destas marcas ter tido um ano francamente positivo. Qualquer delas (mas, em especial a primeira) tirou excelente partido da enorme apetência dos mercados pelos SUV que até na Porsche têm feito milagres pelos lucros da empresa.

Sinal dos tempos é o facto de as seis marcas que estão no "top 100" terem todas caído alguns lugares no "ranking", face às subidas das empresas tecnológicas e de telecomunicações… No espaço de um ano, o valor global das marcas no "top ten" baixou de 124,4 para 123,7 mil milhões de euros o que, no entanto, não é considerado preocupante dado o aumento considerável do nível de investimento efectuado por todas elas em novas tecnologias, não só a nível de conectividade mas também de sistemas autónomos e mobilidade mais limpa. São estas as dez marcas de automóveis mais valiosas, segundo o estudo da Global BrandZ:

         Marca                      Valor              Evo.             Ranking
1.ª    Toyota                     25.513 m€       -3%                 30.º
2.ª    BMW                       21.868 m€       -8%                  35.º
3.ª    Mercedes-Benz         20.891 m€      +4%                 40.º
4.ª    Ford                        11.645 m€         0                    83.º
5.ª    Honda                     10.845 m€        -8%                 91.º
6.ª    Nissan                     10.045 m€       -1%                 100.º
7.ª    Audi                        8.356 m€         -1%                  —
8.ª    Tesla                       5.244 m€        +32%                —
9.ª    Land Rover              4.889 m€        +17%                —
10.ª  Porsche                   5.534 m€        +16%                 —

O "ranking" é liderado pela Google, com a Apple não muito longe, sendo estas claramente as duas marcas mais valiosas do Mundo. Seguem-se, mas já a considerável distância, a Microsoft, a Amazon e o Facebook. Por curiosidade, a McDonald’s está em 10.º, a Coca-Cola em 13.º, a Disney em 18.º, a Nike em 26.º e… o YouTube é a melhor das novas entradas, "caindo" directamente no 65.º lugar, com um valor estimado em 14.900 milhões de euros!

Em destaque